Mateus Bandeira e grupo deixam o NOVO

Mateus Bandeira e grupo deixam o NOVO

Fonte: Opinião Livre (adaptado)

 

Na noite de quarta-feira (3), Mateus Bandeira oficializou a sua desfiliação do partido NOVO, juntamente com, pelo menos, duas dezenas de membros.

 

 

Na semana passada ele já havia manifestado seu descontentamento com decisões partidárias recentes e confirmou que estava de saída.

É uma perda de peso para um partido que está começando.

A direção do partido NOVO no Rio Grande do Sul se manifestou em nota e diz que o partido está crescendo.

A cientista política e jornalista Fernanda Barth é outra que está deixando o NOVO. “Há um descontentamento muito grande com a centralização de decisões na figura dos dirigentes municipais e estaduais. O partido é gerido de forma autocrática”, diz Barth. “Neste sentido não há diferença com a velha política que combatemos”.

Na eleição passada o NOVO no RS conseguiu emplacar dois deputados estaduais (Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo) e o deputado federal mais votado do estado (Marcel van Hattem).

Abaixo segue um trecho da nota do grupo descontente:

“Todas as tentativas de colaborarmos foram desconsideradas. Grupos de filiados de diversos estados registraram fatos que comprovam o descompasso entre a realidade e o que o partido prega. Foi o caso, por exemplo, da recente definição das diretrizes para a expansão em 2020: sequer houve a participação de quem concorreu em 2018 ou que foi eleito. Vários municípios onde teríamos chances de eleger vereadores ficaram de fora.”

“Nos vestimos de laranja e entramos na campanha eleitoral de peito aberto, como candidatos, voluntários ou militantes. (…) Ajudamos o Novo a crescer e se tornar conhecido. E olhamos para esse período com a gratidão de ter encontrado tantos gaúchos que compartilharam de nossos ideais. (…) Saímos do Novo, mas levamos conosco todos os valores que nos uniram.”