Posicionamento do Novo
POLÍTICA
Acreditamos na necessidade de uma reforma política que deve se dar pelas vias institucionais. É necessária a construção de uma alternativa segura e sem rupturas institucionais, mediante formatação de um processo legislativo constituinte autônomo e exclusivo, que permita a discussão acerca do tema em um ambiente menos permeável aos interesses diretos da classe política tradicional.
FUNDO PARTIDÁRIO
O NOVO é o único partido que não usa o dinheiro público advindo do Fundo Partidário ou de qualquer outra origem, para manter-se e para financiar suas campanhas. Somos contra o financiamento de campanhas políticas e partidos com recursos públicos. Acreditamos que partidos políticos devem ser financiados por aqueles que compartilham de seus valores e ideais.
PACTO FEDERATIVO
Somos favoráveis à revisão completa do Pacto, uma vez que defendemos a devolução dos poderes e das respectivas decisões sobre políticas públicas e legislações aos estados/municípios, com o mínimo da interferência do ente federativo superior (princípio da subsidiariedade). Os recursos provenientes dos impostos devem ser utilizados localmente, e também deve ser local à responsabilidade e decisão sobre as políticas públicas.
CANDIDATURA AVULSA
Somo favoráveis a candidaturas independentes.
VOTO FACULTATIVO
Somos favoráveis ao voto facultativo.
COLIGAÇÕES
A coligação está prevista no Estatuto do NOVO, contudo não identificamos outro partido que defenda princípios e valores convergentes, ao ponto de realizarmos coligações. Também entendemos que coligações não devem ter como objetivo trazer benefícios públicos aos partidos, como tempo de televisão, divisão de fundo partidário, etc.
FINANCIAMENTO DE EMPRESAS
Não somos contra o financiamento privado empresarial.
VOTO DISTRITAL
Somos favoráveis ao voto distrital. A orientação pelo modelo distrital puro ou misto é tema de livre posicionamento dos filiados, mandatários e candidatos.
ECONOMIA – CRESCIMENTO E EMPREGO
Acreditamos em um Estado Democrático que preserve as liberdades individuais, incentive o empreendedorismo e a concorrência no livre Mercado. Nós, brasileiros, ainda não atingimos a liberdade econômica, não à toa há tanto desemprego no país. Temos que priorizar a retomada da economia com mais liberdade para o empreendedorismo, menos burocracia e menos impostos. Esse ambiente também será favorável para geração de mais empregos.
REFORMA TRIBUTÁRIA
Defendemos a simplificação da legislação vigente, visando a diminuição da quantidade de impostos e a sua carga. Esta simplificação também reduzirá os custos de fiscalização, o tamanho da máquina estatal e a judicialização, além de eliminar intermediários que elevam o custo de produção.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Somos favoráveis a uma ampla reforma da Previdência para a diminuição do rombo das contas públicas atuais e para que a conta não seja repassada para as próximas gerações. Defendemos a liberdade de o cidadão investir o fruto do seu trabalho da maneira que acredita receber melhores rendimentos, ao invés de ser compulsoriamente taxado no consumo e em sua renda.
REFORMA TRABALHISTA
Somos favoráveis à livre negociação entre empresas e cidadãos na relação do exercício da profissão e à flexibilização das jornadas de trabalho. Somos contra impostos sindicais obrigatórios, fixação de piso salarial e de salário mínimo obrigatório.
PRIVATIZAÇÕES
Somos favoráveis às privatizações. Não acreditamos ser função do Estado gerir nenhum tipo de empresa. Entendemos que o Estado deva priorizar desenvolver políticas públicas focadas em saúde e educação e cuidar da segurança nacional.
SUBSÍDIOS E ISENÇÕES FISCAIS
Somos contrários a favorecimentos e subsídios concedidos pelo Estado, sejam eles personalistas, setoriais, temporais ou de qualquer outra natureza. Acreditamos na igualdade de oportunidade e no livre mercado.
EDUCAÇÃO
Defendemos a educação básica como um direito essencial que deve ser tratado com prioridade por ser o meio de gerar melhores oportunidades a todos. O sucesso econômico e o desenvolvimento do país está ligado diretamente à educação básica de qualidade oferecida às crianças e aos adolescentes. É a principalmente a chave para a melhoria da qualidade de vida, pois com educação os indivíduos buscam a própria independência através de seu talento e esforço próprios.
UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Acreditamos em universidades públicas, mas que não precisam necessariamente ser gratuitas. Acreditamos que os esforços devem ser focados na educação básica de qualidade.
DOUTRINAÇÃO NAS ESCOLAS
Somos contrários à doutrinação nas escolas. Entendemos que o problema está relacionado à centralização das decisões sobre políticas educacionais no âmbito federal e ao escopo de atuação do MEC. O Brasil é um país continental, defendemos que os Estados, Municípios e comunidades de bairros tenham maior participação sobre a grade curricular das unidades públicas de educação de acordo com sua cultura e costumes.
SEGURANÇA
Baseado nos princípios de liberdade, justiça e oportunidade para todos, acreditamos ser essencial que as crianças estejam seguras e que os cidadãos andem sem medo.