Wais apresenta ideias em Caxias do Sul
O pré-candidato do NOVO ao Senado, Sergio Wais, apresentou suas ideias neste domingo (8), durante um almoço em Caxias do Sul. Também estiveram presentes no evento, que contou com a participação de 120 pessoas, os pré-candidatos da legenda a governador do Estado, Mateus Bandeira, e a deputado federal, Mauricio Marcon, e a deputado estadual, Giancarlo Donato.
No início do encontro, o pré-candidato da sigla à Assembleia Legislativa Gaúcha, Giancarlo Donato, destacou a necessidade de se quebrar o mecanismo, rompendo com algumas ideias. “Ninguém é salvador, é preciso acreditar em valores e princípios. Só assim, a gente tira os corruptos desse País”, completou.
Em seguida foi a vez do pré-candidato a deputado federal da legenda, Mauricio Marcon. Ele afirmou que é preciso trazer alternativas para a educação sem gastar mais. “Chega de dizer: ‘a gente quer mudança’ e não apresentar a solução. Não quero o dinheiro que vou receber como deputado para mim. Quero trabalhar para o povo”, garantiu. Marcon destinará parte de seu salário de parlamentar em prol de uma associação que comprará vagas para crianças carentes em escolas particulares.
Já o pré-candidato do NOVO ao Senado Federal, Sergio Wais, disse o Brasil só mudará através de uma participação cívica. “Nossas ideias são as ideias de vocês. Queremos um País mais justo, onde todos tenham as mesmas oportunidades.” Dentre as diretrizes de Wais, que é empresário segurador, estão o desenvolvimento sustentável através do incentivo e profissionalização da educação, da saúde e da segurança.
Outra bandeira defendida pelo empresário segurador é uma reforma constitucional, propondo que o mandato de Senador seja reduzido de oito para quatro anos, além da diminuição de 80% da verba destinada ao gabinete “Quando aceitei o desafio, disse que não aceitaria dinheiro de ninguém na minha campanha e, se eu for eleito, não pretendo receber o dinheiro do Estado”, completou.
Ao final, o nome do NOVO à pré-candidatura ao Governo do Estado, Mateus Bandeira, destacou os problemas que o Rio Grande do Sul tem enfrentado, chamando atenção para o atraso na folha de pagamento do funcionalismo público. “Hoje o governo sequer paga os servidores em dia”, ressaltou. Bandeira também criticou a falta de segurança, lembrando que Porto Alegre está entre as 50 cidades mais violentas do mundo. “A Justiça transformou bandido em vítima”, concluiu.
Sobre Sergio Wais:
Sergio Suslik Wais é empresário segurador, tem 71 anos de idade, e natural da cidade de Uruguaiana (RS). Desde muito jovem, exerceu diversos cargos como líder estudantil, tendo contribuído para o Movimento pela Legalidade e Universíades em 1963. Coordenou o maior evento das Diretas Já no Rio Grande do Sul como presidente da Associação Comunitária de Capão da Canoa. Participou de diretorias de clubes sociais e esportivos como atleta e dirigente. Atuou como jornalista e agente de publicidade até 1970, tendo trabalhado a seguir como inspetor de produção, gerente, superintendente e diretor de Companhias Seguradoras.
Em 1972, fundou e preside até hoje as duas primeiras empresas do Grupo Gente. Empresário segurador há mais de 46 anos, trabalhou incansavelmente para o término do Direito Cartorial no Brasil, que privilegiava um pequeno grupo de pessoas e empresas, através das chamadas cartas patentes, em detrimento do desenvolvimento do País. Isso possibilitou, em 1985, o início das atividades da Gente Seguradora SA e outras empresas. Desde 2013, lidera o Movimento Livre Iniciativa para Todos, que defende princípios como a livre iniciativa, livre concorrência, proteção ao consumidor, liberdade com responsabilidade e direitos com obrigações. Recentemente, foi um dos principais articuladores da ação que resultou na redução de 61% do preço do Seguro Obrigatório DPVAT, que beneficiou todos os proprietários de veículos automotores no Brasil.